Tempos instáveis com precipitações intensas em capitais de Estados
Em meados de setembro, o Brasil está preparado para enfrentar uma chuva intensa, trazendo instabilidade para muitas regiões do país. A chuva vai ser intensa durante o feriado emendado, marcado por uma temperatura menor do que o habitual em alguns lugares, tornando essas condições um desafio para quem decide sair na rua nesse período.
No que diz respeito à tempestade, seus efeitos podem ser sentidos, mesmo em dias sem chuva, pois a precipitação dada pelo céu pode ser suficiente para causar alagamentos e outros problemas nas ruas. É importante ficar atento aos alertas do tempo, especialmente se for caminhar ou dirigir. Com um guarda-chuva na mão, podemos estar preparados para enfrentar o tempo instável que se aproxima.
Previsão meteorológica: chuva e instabilidade para grande parte do Brasil
A partir desta sexta-feira, 15, a tão esperada folga estendida de muitos brasileiros será marcada por temperaturas mais baixas e uma chuva intensa que pode ultrapassar 100 milímetros em algumas localidades do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, oeste de São Paulo e leste de Minas Gerais. A chuva intensa pode ser o grande protagonista da semana, mas a tempestade também trará instabilidade para boa parte dos estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Tempestade e chuva intensa para o Sudeste
A região da Grande São Paulo viu a aproximação de uma frente fria que culminou na formação de nuvens carregadas. Com isso, existe a previsão de ter chuva frequente, de intensidade moderada a forte, em especial nesta sexta-feira, de acordo com o Inmet. A chuva intensa pode ser o grande desafio para os brasileiros que estão de folga.
Instabilidade e chuva para o Centro-Oeste
A mesma instabilidade que está atingindo o Sudeste deve ser vista na região Centro-Oeste e em grande parte da região Norte, também a partir de sexta. A região de Cuiabá e o sul de Mato Grosso poderão ter pancadas de chuva a partir da tarde. Para as demais áreas do Centro-Oeste, a previsão é de tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes.
Previsão para o Norte
No sábado, 16, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal também terão pancadas de chuva frequentes, intercaladas com períodos de sol. Para a maior parte destes estados, incluindo as capitais Goiânia, Brasília e Cuiabá, há risco de chuva forte. A chuva intensa pode ser o grande desafio para os brasileiros que estão de folga.
Previsão para o Amapá, Pará e Roraima
O sol deve predominar no Amapá, em parte do Pará e em Roraima. A região de Manaus e as áreas ao leste e norte do Amazonas podem ter pancadas de chuva durante a tarde. Entre as capitais nortistas, o risco de chuva forte fica para Rio Branco, Porto Velho e de Palmas. A chuva intensa pode ser o grande protagonista da semana, mas a tempestade também trará instabilidade para boa parte do Brasil.
Acompanhe as notícias relacionadas
Revista ‘Time’ coloca Haddad entre os 10 líderes do clima mais influentes. Serra de SC registra geada e temperaturas próximas de 0ºC; veja fotos. COP29: Marina Silva cobra financiamento internacional para combater a crise climática.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo