País compete em Cannes com 37 chances de Leões em Direct e 28 em Media, buscando prêmios em competições multimídia.
Alexandre Zaghi Lemos 16 de junho de 2024 – 13h52 ‘Patrocínio Limpo’, da DM9 para Consul, tem nove chances de Leões em Media, PR e Outdoor (Crédito: Divulgação) Direct e Media são as duas competições do Cannes Lions em que o Brasil tem mais chances de conquistar Leões em 2024.
Em meio à competição acirrada por prêmios, os talentosos profissionais brasileiros estão se destacando no cenário internacional, mostrando a força e criatividade da indústria publicitária do país. A busca por mais reconhecimento e conquistas de Leões continua a impulsionar a inovação e excelência nas campanhas apresentadas no Cannes Lions.
Leões: Festival Internacional de Criatividade e suas premiações
O tão aguardado Festival Internacional de Criatividade, que está prestes a premiar seus vencedores a partir desta segunda-feira, dia 17, aproveitou o clima quente do domingo na deslumbrante Riviera Francesa para revelar nada menos que onze listas de finalistas. Essas listas representam um mar de oportunidades para o Brasil, totalizando 136 chances de conquistar Leões, com ênfase nos 37 finalistas em Direct e os 28 em Media.
Em meio a essas duas acirradas competições, o Brasil se destaca, tendo menos menções nos shortlists apenas em comparação com os Estados Unidos. Além disso, ao considerar as outras nove categorias que divulgaram seus shortlists no último domingo, as chances do Brasil se multiplicam: 14 em PR, 10 em Social & Influencer, 9 em Design, 9 em Entertainment for Gaming, 9 em Entertainment for Sport, 9 em Industry Craft (onde 12 peças brasileiras brilham no shortlist), 7 em Entertainment for Music, 2 em Digital Craft e 2 em Entertainment.
A liderança da AlmapBBDO no ranking de finalistas brasileiros é um reflexo do talento e da criatividade presentes nas campanhas nacionais. As chances de conquistar Leões são calculadas de forma minuciosa, levando em consideração a complexidade das peças e a originalidade das ideias apresentadas.
A diferença entre o total de menções nos shortlists e as chances de Leões reflete a meticulosidade dos júris do Cannes ao agrupar as peças de uma mesma campanha. Essa abordagem estratégica visa reconhecer não apenas o esforço individual, mas também a sinergia e a consistência das campanhas como um todo.
Entre as características marcantes dos competidores brasileiros presentes nos shortlists, destaca-se a abordagem multimídia, com diversos cases competindo em diferentes áreas pela tão cobiçada estatueta de Leão. A cocriação com agências de redes internacionais também se mostra como uma estratégia promissora, permitindo a expansão das fronteiras criativas e a colaboração global.
Um exemplo inspirador dessa abordagem é o case ‘Patrocínio Limpo’, da DM9 para Consul, que revolucionou a forma de promover um produto ao remover todos os patrocinadores da camisa do Clube Atlético Juventus. Com nove chances de Leões em diferentes categorias, essa campanha representa a inovação e a ousadia do mercado publicitário brasileiro.
A união de equipes de diferentes países em projetos de cocriação continua a ser uma tendência em ascensão, como evidenciado pelo case ‘Thanks for Coke-Creating’, que envolve escritórios da VML de Nova York, Kansas, São Paulo, Cidade do México e Joanesburgo. Esse projeto, que concorre em seis áreas distintas, demonstra o poder da colaboração global na busca pela excelência criativa.
A presença de líderes criativos brasileiros em agências globais sediadas nos Estados Unidos facilita ainda mais a integração e a troca de ideias entre os profissionais do Brasil e de outras regiões do mundo. Essa conexão internacional fortalece a presença do Brasil no cenário criativo global e amplia as oportunidades de conquistar Leões em diversas categorias.
As cocriações com países latino-americanos, embora menos comuns, também se destacam, como nos casos finalistas em Direct: ‘Reprinting Nica’, da Havas Costa Rica e da BETC Havas para o jornal La Prensa; ‘Kintsugi’, dos escritórios da Leo Burnett do Brasil e do México para Oreo; e os finalistas da Grey São Paulo em parceria com agências de outros países da região. Essas colaborações transnacionais enriquecem o cenário criativo e promovem a diversidade de ideias e perspectivas.
Em meio a tantas oportunidades e desafios, o Brasil se destaca como um polo de criatividade e inovação, pronto para conquistar seu lugar de destaque no palco internacional do Festival de Cannes. Com talento, determinação e ousadia, os criativos brasileiros estão prontos para brilhar e trazer para casa os tão almejados Leões.
Fonte: @ Meio&Mensagem
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