Dupla classificou-se, representantes do país, para a próxima edição continental da Copa do Brasil, com vaga assegurada, após se juntar ao Botafogo.
Este sábado foi marcado por resultados que definiram mais dois representantes do Brasil na próxima edição da Libertadores, ampliando a presença brasileira no torneio. Além disso, a vitória do Fortaleza em casa sobre o Vasco por 3 a 0 contribuiu para destacar a força da equipe nordestina.
A derrota do Bahia para o Juventude levou ao beneficiamento do Palmeiras para o torneio, enquanto a trajetória exitosa do Botafogo foi consolidada meses antes, garantindo sua participação na Libertadores. Com estes resultados, o palco está preparado para receber novos desafios e competições, demonstrando a capacidade das equipes brasileiras em se destacar em torneios internacionais.
Libertadores: Palmeiras e Fortaleza garantem vaga na competição internacional
O Palmeiras irá para sua décima participação consecutiva na competição continental Libertadores, um feito inédito entre os clubes brasileiros. Fortaleza participará da Libertadores pela terceira vez em sua história. Ambos, agora, tentam se manter no G-4 na reta final do Campeonato Brasileiro para garantir um lugar na fase de grupos, sem necessidade de passar pela fase prévia da competição internacional.
O Brasil conhecerá neste domingo seu quarto representante na Libertadores, com o campeão da Copa do Brasil. Atlético-MG e Flamengo decidem o torneio em Belo Horizonte. O país pode ter até nove clubes na próxima edição da competição continental, caso o Cruzeiro conquiste a Copa Sul-Americana.
As decisões continentais e da Copa do Brasil irão influenciar na distribuição de vagas para a Libertadores via Brasileirão, que pode chegar até a ter um G9. Caso o Flamengo seja campeão neste domingo contra o Atlético-MG, por exemplo, o grupo de classificados para a competição da Conmebol já passará a ser G7.
Confira os já classificados para a Libertadores 2025:
- Estudiantes (Argentina)
- Botafogo (Brasil)
- Palmeiras (Brasil)
- Fortaleza (Brasil)
- San Antonio Bulo Bulo (Bolívia)
- Deportes Iquique (Chile)
- Universidad de Chile (Chile)
- Colo-Colo (Chile)
- Atlético Bucaramanga (Colômbia)
- El Nacional (Equador)
- Independiente Del Valle (Equador)
- Libertad (Paraguai)
- Universitário (Peru)
- Sporting Cristal (Peru)
- Melgar (Peru)
- Alianza Lima (Peru)
- Peñarol (Uruguai)
- Nacional (Uruguai)
- Carabobo (Venezuela)
- Deportivo Táchira (Venezuela)
- Universidad Central (Venezuela)
Calendário da Libertadores 2025
1ª fase: 5 e 12 de fevereiro
2ª fase: 19 e 26 de fevereiro
3ª fase: 5 e 12 de março
Sorteio da fase de grupos: 19 de março
Fase de grupos: 2 de abril a 28 de maio
Sorteio do mata-mata: 4 de junho
Oitavas de final: 13 e 20 de agosto
Quartas de final: 17 e 24 de setembro
Semifinais: 22 e 29 de outubro
Final: 29 de novembro
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo