Estudo da Zetta: Metade dos brasileiros em estresse financeiro prefere resolver problemas pelo app do banco.
Considere a possibilidade de perder cerca de 14,4% de um mês de férias lidando com problemas bancários em vez de desfrutar do merecido descanso. Essa situação é mais recorrente do que se imagina, principalmente entre aqueles que enfrentam dificuldades financeiras no Brasil. De acordo com um estudo, em média duas horas por semana são dedicadas à resolução de problemas bancários.
Além dos desafios relacionados aos problemas bancários, muitas pessoas enfrentam questões financeiras que consomem tempo e energia. Lidar com dificuldades financeiras pode tornar ainda mais complexa a resolução de questões bancárias, exigindo esforço adicional para encontrar soluções viáveis. É fundamental buscar maneiras eficientes de superar esses obstáculos e garantir uma gestão financeira mais saudável.
Problemas Bancários: Estresse Financeiro e a Situação Financeira dos Brasileiros
E uma parcela grande da população brasileira está atualmente em situação de estresse financeiro: quatro em cada dez brasileiros enfrentam dificuldades financeiras. Clientes de bancos e financeiras lideram visitas ao Reclame Aqui, mas nem todos querem reclamar. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Zetta, associação sem fins lucrativos que reúne instituições financeiras e de pagamentos. O levantamento, realizado pelo Datafolha, ouviu 1.551 pessoas em 132 cidades brasileiras.
Mas o que caracteriza o estresse financeiro e quem são esses 41% de pessoas que enfrentam problemas bancários em seu dia a dia? São indivíduos que se sentem inseguros por estarem com as finanças apertadas durante o mês (20% do contingente total de entrevistados) ou que estão ganhando menos do que precisam para pagar as contas, convivendo com o endividamento (21%).
Do contingente de ‘estressados’, cinco em cada dez entrevistados indicam que a principal forma de resolver seus problemas é pelo aplicativo do banco, taxa que sobe para 73% entre usuários exclusivos de bancos digitais. Quanto à facilidade de uso e organização no site/app da instituição, as instituições digitais são melhores avaliadas em comparação às instituições tradicionais, por permitirem resolver etapas em poucos cliques, guardar dinheiro de forma simples, além de não ter tarifas e pacotes de manutenção.
‘A facilidade de uso e a organização dos aplicativos de bancos digitais são altamente valorizadas pelos clientes, de acordo com os resultados da pesquisa. Essa praticidade é um diferencial significativo que contribui para a redução do estresse financeiro. Impactos que se tornaram possíveis pelo aumento da competição no setor financeiro’, afirma Rafaela Nogueira, economista-chefe da Zetta.
O estudo da entidade buscou avaliar o desempenho das instituições na redução do estresse financeiro do brasileiro. Conforme o relatório, a resolução rápida e eficiente de problemas, a obtenção de todas as informações necessárias, a facilidade de uso e a organização, e a confiança nas melhores condições são os principais aspectos do serviço que mais impactam na percepção de estresse do brasileiro.
Para o universo de pessoas estressadas, oito em cada dez entrevistados concordam que as instituições com que trabalham os deixam tranquilos. Ao menos 57% também confiam na instituição para cuidar do seu dinheiro, sendo que, dentre os clientes de bancos digitais, esse índice cresce para 64%.
O Instituto Datafolha calculou um indicador de ações para diminuir o estresse financeiro por meio de notas atribuídas a bancos digitais e instituições tradicionais. Para isso, foram consideradas ações tomadas pelas instituições para redução do estresse financeiro, tais como eficiência e agilidade para resolução de problemas, facilidade de renegociação de dívidas, visualização de informações relevantes, como limites e saldos, percepção de confiança na instituição.
Entre os entrevistados, 70% dizem que os bancos digitais têm um impacto positivo na redução da insegurança e instabilidade. Problemas Bancários: Desafios e Dificuldades Financeiras na Situação Financeira dos Brasileiros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo