Sete acordos de cooperação assinados na 54ª Reunião dos Ministros da Saúde do Mercosul e Estados Associados sobre saúde pública e mudanças climáticas.
Por dois dias, a cidade de Assunção, no Paraguai, foi palco da 54ª Reunião dos Ministros da saúde do Mercosul e Estados Associados, onde foram discutidas políticas e ações para promover a saúde na região.
Nesse encontro, os representantes dos países participantes debateram estratégias para garantir uma melhor assistência médica e cuidados de saúde para todos os cidadãos, visando o bem-estar e a qualidade de vida da população.
Saúde em destaque nas políticas de cooperação e comércio
Na ocasião, foram firmados acordos de cooperação visando fortalecer a relação entre a política de comércio exterior e a política industrial, com foco na preparação para situações de emergências de saúde pública e no estímulo à produção local e regional entre os países membros. A importância de ampliar os cuidados com a saúde mental e os efeitos das mudanças climáticas na saúde foram temas recorrentes nos discursos das delegações presentes. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou as ações de assistência à população do Rio Grande do Sul após a emergência causada pelas intensas chuvas e enchentes no estado.
Colaboração para fortalecer a saúde regional
A representação brasileira na Reunião dos Ministros da Saúde do Mercosul foi conduzida pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha. Segundo Gadelha, o encontro progrediu em diversas frentes, como no controle da dengue e no estímulo à produção e avanço tecnológico regional no complexo industrial da saúde. Com essas ações, a região estará mais preparada para lidar com situações de emergência em saúde pública.
Acordos de cooperação para o fortalecimento da saúde na região
Foram assinados sete acordos de cooperação, incluindo a criação da Comissão Intergovernamental para ampliar a capacidade produtiva regional de medicamentos e tecnologias em saúde (CIECPR), cooperação para acesso a antivenenos em casos de acidentes por animais peçonhentos no Mercosul, e articulação de ações em infecções sexualmente transmissíveis e saúde sexual e reprodutiva na região. Outros acordos visam facilitar transplantes entre os países do Mercosul, fortalecer ações de combate à dengue e outras arboviroses, e estabelecer parcerias estratégicas em vigilância sanitária. A colaboração mútua entre os países membros visa reduzir desigualdades no desenvolvimento tecnológico e na produção em saúde, garantindo o direito à vida e o bem-estar da população.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo