BC europeu reduz taxa de juros em 0,25 ponto percentual, à espera de mesma redução do BC americano, impactando índices, acionários europeus, taxa de juros, em investidores.
Os principais índices acionários europeus encerraram o dia em alta, em sua maioria. Isso se deve principalmente à expectativa de decisões de juros que podem afetar a economia global. Com o Banco da Inglaterra (BoE) realizando seu segundo corte de juros no ano, os investidores esperam que a Fed siga o exemplo, recalibrando sua política de juros para adequá-la às necessidades da economia.
Com a adoção de uma taxa de juros mais baixa, os investidores estão otimistas em relação ao futuro da economia, o que explica o aumento nos índices acionários. No entanto, é importante lembrar que a política monetária é complexa e pode ter consequências inesperadas. Além disso, o cenário mundial está em constante mutação, com fatores como conflitos políticos e condições climáticas influenciando a economia. A decisão da Fed é apenas um dos muitos fatores que devem ser considerados.
Aposta de Juros
O índice da Bolsa de Frankfurt, o DAX, registrou uma variação de 1,70% em relação ao dia anterior, encerrando em 19.362,52 pontos. A performance do DAX teve como consequência o aumento da expectativa de investidores em relação ao mercado de ações. Já o FTSE da bolsa de Londres caiu 0,32%, encerrando em 8.140,74 pontos, enquanto o CAC 40 da bolsa de Paris subiu 0,76%, para 7.425,60 pontos.
Um dos principais motivos para o movimento do DAX foi a decisão da Reserva Federal Britânica (BoE) de reduzir a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 4,75%. A decisão foi tomada por maioria e reflete a política monetária adotada pelo banco central britânico. Além disso, os economistas do banco de investimento Goldman Sachs James Moberly e Sven Jari Stehn revisaram as projeções de inflação para cima, com base na expansão fiscal anunciada no orçamento do governo. A revisão das projeções de inflação foi motivada pela expansão fiscal e reflete a política fiscal adotada pelo governo. Ainda hoje, os investidores estão à espera da decisão do Federal Reserve (Fed) sobre a taxa de juros. A expectativa é de que o Fed reduza a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,50% e 4,75%, após uma redução de 0,5 ponto percentual em setembro. A decisão do Fed influenciará diretamente a política monetária dos Estados Unidos. Outro fator que está influenciando o mercado de ações é a vitória de Donald Trump nas eleições americanas. A vitória de Trump aumentou a incerteza sobre a política econômica dos Estados Unidos e reflete a volatilidade do mercado de ações.
A exposição da Bolsa de Frankfurt aos mercados internacionais é considerada grande, o que pode afetar a política monetária da Alemanha. A coalizão do governo alemão colapsou, mas os investidores não estão preocupados com isso. A grande exposição da Bolsa de Frankfurt aos mercados internacionais é considerada um fator positivo para o mercado de ações na Alemanha e é uma das razões pelas quais as ações tiveram forte alta mesmo em meio ao colapso da coalizão do governo. A política monetária e a política fiscal são dois fatores que podem afetar a economia de um país. A política monetária é adotada pelo banco central e tem como objetivo controlar a inflação e a taxa de juros. Já a política fiscal é adotada pelo governo e tem como objetivo controlar o déficit público e a inflação. A política monetária e a política fiscal são dois fatores que podem influenciar a decisão do Federal Reserve (Fed) sobre a taxa de juros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo