Índices europeus sobem: Stoxx 600 (1,38%), CAC 40 (2,29%) e DAX (1,55%). O FTSE fechou em alta de 0,91%. A taxa de juros do banco central americano influencia o ciclo de queda da política monetária.
As principais bolsas da Europa fecharam a sessão com um desempenho positivo, enquanto os investidores analisam as decisões de juros do Banco da Inglaterra (BoE) e do banco central americano (Federal Reserve, o Fed), divulgadas recentemente. Essas decisões têm um impacto significativo nos mercados financeiros, afetando diretamente as taxas de juros e, consequentemente, as estratégias de investimento.
Os investidores estão atentos às mudanças nas taxas de juros, pois elas podem influenciar a economia como um todo. O corte nas taxas de juros pode estimular o crescimento econômico, enquanto um aumento pode ajudar a controlar a inflação. A decisão do Banco da Inglaterra (BoE) de manter as taxas de juros estáveis foi um fator importante para o desempenho positivo das bolsas europeias. Além disso, a expectativa de que o Fed mantenha as taxas de juros estáveis nos próximos meses também contribuiu para a confiança dos investidores.
Decisões de Juros Impactam Mercados
Enquanto o Banco da Inglaterra (BoE) manteve os juros inalterados, o Federal Reserve (Fed) dos EUA realizou o primeiro corte desde 2020, reduzindo a taxa de juros em 0,50 ponto percentual, para o intervalo de 4,75% a 5,00% ao ano. Essa decisão teve um impacto positivo nos mercados, com o índice Stoxx 600 subindo 1,38%, a 521,67 pontos. O CAC 40, de Paris, teve alta de 2,29%, para 7.615,41 pontos, enquanto o DAX de Frankfurt avançou 1,55% a 19.002,38 pontos. O FTSE, de Londres, fechou em alta de 0,91%, a 8.328,72 pontos.
Decisões de Juros e Taxas
A decisão do BoE de manter a taxa de juros de referência inalterada em 5% ao ano foi aprovada por oito votos a um, com um integrante do comitê de política monetária votando a favor de uma redução na taxa em 0,25 ponto percentual, para 4,75%. Essa decisão foi tomada após o início do ciclo de queda dos juros em agosto, com o primeiro corte em quatro anos. Já o banco central da Noruega manteve as taxas em 4,5%, nível que deve permanecer até o final do ano, com sua nova previsão implicando em começar a cortar os juros a partir do início de 2025. As taxas de juros continuam a ser um tema importante para os investidores, que acompanham as decisões dos bancos centrais com atenção.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo