Índices acionários Hang Seng e Sensex não abriram devido ao feriado.
Os índices acionários na Ásia fecharam o dia em alta, com os investidores da região de olho nos números da inflação. A expectativa está voltada para os dados do índice de preços de gastos com consumo (PCE, em inglês) dos Estados Unidos, que serão divulgados na sexta-feira, durante o feriado de Páscoa.
A divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos Estados Unidos pode impactar os mercados internacionais, refletindo diretamente na gestão de investimentos em diferentes setores da economia. A expectativa dos analistas em relação à inflação é um dos pontos chaves para a tomada de decisões no cenário econômico global. Manter-se informado sobre a inflação é fundamental para um planejamento financeiro estratégico.
Índices acionários em destaque
O dado de hoje tem relevância já que é a medida inflacionária favorita do Federal Reserve (Fed, banco central americano) para formulação de sua política monetária.
Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 1,00%, para 3.041,17 pontos, apoiado pelas ações dos setores de energia e mineração. A Shandong Gold Mining subiu 7,9% e a Zhongjin Gold subiu 6,9%. No acumulado da semana, o índice caiu 0,23% e, no acumulado mensal de março, subiu 0,47%. No entanto, a preocupação com a inflação continua a ser um fator de cautela para muitos investidores.
Dados de inflação e setores em evidência
Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,50%, para 40.369,44 pontos, liderado por ações de fabricantes de maquinário industrial e empresas ligadas ao setor imobiliário. A Mitsubishi Heavy Industries ganhou 6,1% e a Obayashi avançou 3,8%. Na semana, o Nikkei caiu 1,27%. No mês, subiu 1,15%. A volatilidade nos mercados está diretamente ligada aos dados de inflação, que são monitorados de perto pelos investidores em busca de tendências significativas.
Impacto da inflação nos setores de energia e tecnologia
Já o índice Kospi, da bolsa de Seul, subiu 0,03%, ficando praticamente estável, para fechar em 2.746,63 pontos, depois de uma sessão de negociações instável e de movimentos limitados. O índice perdeu 0,1% na semana, mas ganhou 3,9% em março. As ações de semicondutores, fundamentais para a indústria de tecnologia, subiram, enquanto as ações de baterias caíram. A SK Hynix, fabricante de chips de memória, subiu 2,7%, enquanto a fabricante de baterias LG Energy Solution caiu 1,6%. Os mercados continuam atentos às oscilações causadas pela inflação e suas ramificações nos diversos setores da economia global.
Feireados afetam negociações em Hong Kong e Índia
O índice Hang Seng, de Hong Kong, e o Sensex, da Índia, não abriram nesta sexta em razão do feriado, deixando os investidores com menos movimentações do que o normal. A expectativa é de que as negociações voltem ao normal na próxima semana, mas a incerteza em relação à inflação ainda paira sobre os mercados internacionais. É essencial manter-se informado e preparado para possíveis impactos decorrentes deste cenário.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo