A espaçonave acoplou com sucesso na ISS, apesar do atraso na acoplagem causado por um problema durante o voo do primeiro astronauta.
Com um pequeno atraso, a Starliner finalmente acoplou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS). A equipe comemorou a chegada da Starliner, que agora está pronta para iniciar sua missão.
Ao se conectar à ISS, a espaçonave revelou novos avanços tecnológicos. A cápsula da Starliner demonstrou sua capacidade de navegação precisa no espaço, impressionando a equipe a bordo. A presença da Starliner na estação espacial é um marco importante para a exploração espacial.
Starliner: A nave se une ao laboratório com sucesso
De acordo com a Boeing, a espaçonave se acoplou ao laboratório às 14h34 (horário de Brasília) desta quinta-feira (6), pouco mais de 24 horas após a decolagem, que ocorreu às 11h52 da última quarta (5). Inicialmente, a acoplagem estava prevista para cerca das 13h15, porém um atraso causado por um problema que afetou cinco dos 28 propulsores do módulo fez com que a missão fosse adiada.
A equipe trabalhou diligentemente para corrigir o problema, e a dupla de astronautas conseguiu se juntar à ISS com sucesso. Os astronautas do primeiro voo tripulado da Starliner, o piloto Barry ‘Butch’ Wilmore e Suni Williams, enfrentaram um contratempo digno de filme hollywoodiano durante a jornada até a ISS.
Segundo um comunicado da NASA, foram identificados dois novos vazamentos no espaço, além do que havia impedido o voo na tentativa de lançamento de 6 de maio, exigindo intervenção manual dos tripulantes. Apesar das correções necessárias, a Boeing e a NASA garantiram a segurança dos astronautas e recomendaram que descansassem enquanto a situação era monitorada.
Barry ‘Butch’ Wilmore e Suni Williams vão permanecer no laboratório orbital por aproximadamente 10 dias. Além da dupla, o astronauta da NASA Mike Fincke, residente da estação espacial por três vezes, foi designado como piloto reserva da missão.
A Starliner decolou no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, na quarta-feira (5), às 11h52 (horário de Brasília). Esta foi a terceira decolagem da Starliner até o momento.
A cápsula foi lançada pela primeira vez em dezembro de 2019, em uma missão de teste não tripulada à ISS que não alcançou seu destino. A espaçonave teve sucesso em sua segunda tentativa, um voo não tripulado para o laboratório orbital em maio de 2022.
A Starliner enfrentou um caminho desafiador até a plataforma de lançamento, com o lançamento bem-sucedido ocorrendo quase quatro semanas após a data original prevista para 6 de maio. Aquela tentativa foi interrompida cerca de duas horas antes do lançamento devido a uma anomalia em uma válvula de alívio de pressão.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo