No bairro Miramar, Antofagasta, Ge revive primeiros clubes e linhas. Modesto infânteria em Miramar Suleste, ANFA infantil. Primeiros passos em jogo de quarta, atenção de profissionais. Treinadores de formação, cinco vezes campeão. Melhor jogador de Miramar campão de terra. Deportes Antofagasta adolescência, amigos e amador clube.
Em Antofagasta, no Chile, o termo ‘tortas’ no futebol não se refere a Garrincha e suas pernas, mas sim a Erick Pulgar e suas origens. No modesto bairro de Miramar, na encosta da colina que domina toda a paisagem da cidade a 1.336 km ao norte da capital Santiago, foi onde o volante do Flamengo nasceu e aprimorou seu talento para o futebol.
Quanto ao papel de um jogador de futebol, seja ele volante, zagueiro ou atacante, é fundamental entender a importância das raízes e do desenvolvimento do talento, assim como fez Erick Pulgar em Miramar. O futebol é mais do que um esporte, é uma identidade que se constrói a partir das origens de cada jogador.
A trajetória de Pulgar, Erick; no futebol de Miramar Suldeste
Os primeiros passos de Erick; no futebol foram marcados por linhas tortas e espaços limitados no modesto clube de bairro Miramar Suldeste. Desde pequeno, em meio às paredes que cercavam o campo, ele demonstrava sua paixão pelo esporte, driblando as adversidades.
Com apenas 6 anos, Erick; ingressou na categoria infantil da ANFA em Antofagasta, onde se destacou como um habilidoso volante central. Seu talento chamou a atenção, especialmente quando fez parte de um time que conquistou o título de campeão por cinco vezes consecutivas. Além disso, foi eleito o melhor jogador em uma dessas ocasiões memoráveis.
Seu pai, Seu Pablo, também treinador, lembra com orgulho dos desafios enfrentados para manter Erick; no Miramar, apesar do interesse de clubes profissionais. A dedicação e a paixão pelo clube eram evidentes, mesmo quando oportunidades surgiam em outros lugares.
Na adolescência, Erick; também brilhava em um campão de terra próximo ao bairro de Miramar, desfrutando de momentos de diversão com os amigos. A proximidade com o estádio Calvo y Bascuñán despertou nele novas aspirações, até que aos 15 anos, o Deportes Antofagasta o convenceu a dar um passo adiante em sua carreira.
A transição para um ambiente mais profissional não foi fácil, mas Erick; contou com o apoio de sua família e do clube para se desenvolver. Mesmo tendo que se dedicar mais intensamente aos treinos, ele nunca deixou de valorizar suas origens no futebol amador do Miramar Suldeste.
A mudança de posição, de volante a zagueiro, marcou uma nova fase na trajetória de Erick;, que agora enfrentava novos desafios no campo de 11. Sua determinação e comprometimento se tornaram ainda mais evidentes, refletindo o crescimento e a evolução de um jogador que estava destinado a brilhar no cenário esportivo.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo