Combata a desinformação em torno do exame de prevenção de câncer de mama com dados e educação. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas, especialmente no Brasil, onde o tumor é a principal causa de morte entre mulheres.
A conscientização sobre a importância da mamografia tem aumentado significativamente entre as mulheres brasileiras, que agora incentivam suas amigas e familiares a realizar esse exame de prevenção essencial. Muitas mulheres que superaram o câncer de mama compartilham suas experiências e motivam outras a fazer o exame, enfatizando a importância da mamografia na detecção precoce da doença.
É comum ver mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama se tornando verdadeiras defensoras da mamografia de rastreamento, incentivando suas amigas a realizar o exame regularmente. Elas compartilham suas histórias de superação e destacam a importância do exame mamográfico na detecção precoce da doença, muitas vezes dizendo: ‘Não tenha medo, este exame salvou a minha vida. Além disso, é fundamental lembrar que a mamografia é um exame de rastreamento que pode detectar o câncer de mama em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz.’
A Importância da Mamografia no Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama
Em 1999, quando iniciei minha carreira na residência médica, na área de diagnóstico por imagem, e escolhi a área de mama como especialidade, percebi que a palavra câncer era cercada de muitos tabus. Naquela época, falar sobre o tema era incomum entre as mulheres e a mamografia no Brasil estava em estágios iniciais de implementação como exame de rastreamento do câncer de mama. Infelizmente, já havia desinformação em torno do exame, considerado ‘perigoso’ para a saúde e doloroso, o que desmotivava muitas mulheres a realizá-lo.
O exame mamográfico, feito em estruturas simples, rapidamente se destacou pela sua capacidade de detectar lesões pequenas, permitindo o diagnóstico precoce e aumentando as chances de salvar vidas. Profissionais da área logo perceberam o potencial desse procedimento na saúde feminina e passaram a se especializar na interpretação de laudos mamográficos. A mamografia transformou a vida de muitos radiologistas, que viram no diagnóstico precoce uma oportunidade de contribuir para a saúde das mulheres.
Desafios e Mitos em Torno da Mamografia
Apesar do ceticismo que alguns enfrentaram inicialmente, pelo fato do exame mamográfico ser considerado ‘muito simples’, um raio-X das mamas, o tempo provou que a mamografia era, e continua sendo, um método essencial no combate ao câncer de mama. Entretanto, apesar dos progressos no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, muitos desafios permanecem. A desinformação, por exemplo, continua sendo um grande obstáculo. Nos últimos anos, tem havido um aumento nas dúvidas e receios das mulheres em relação à mamografia, influenciadas por informações incorretas divulgadas especialmente nas redes sociais.
Mitos, como o de que a mamografia ‘causa câncer’ ou que é um exame ultrapassado, precisam ser combatidos com dados e educação. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão para o triênio 2023-2025 é de 73 mil novos casos. No entanto, quando detectado em estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 98%. Esse sucesso se deve, em grande parte, ao diagnóstico precoce proporcionado pela mamografia de rastreamento.
A Jornada de Atendimento para o Câncer de Mama no SUS
No Brasil, a jornada de atendimento para o câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) geralmente começa na atenção primária, onde as mulheres são encaminhadas para a realização de mamografias de rastreamento, recomendadas a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Caso haja suspeita de câncer, a paciente é direcionada para exames complementares e, se necessário, para biópsias e consultas com mastologistas. E vale pontuar a agilidade do SUS no tratamento de câncer de mama. Em 99,57% dos casos de carcinoma in situ, o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento no SUS foi de até 30 dias.
Esse avanço é fundamental para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida das pacientes. Voltando à eficácia da mamografia, o exame, que utiliza radiação ionizante em doses controladas, é um exame de prevenção essencial para a detecção precoce do câncer de mama. A mamografia é um procedimento simples e seguro, que pode ser realizado em estruturas simples, e é fundamental para a saúde das mulheres.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo