Desenhista apaixonado, cresceu em barraco de madeira com apoio da mãe, “eu só pensava em ser desenhista”.
A formatura de Vitor Braga, engenheiro mecânico, foi um marco importante em sua vida, marcando o início de uma nova etapa em sua jornada como educador. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), instituição pública fluminense de ensino médio, profissionalizante e superior, foi o palco de sua conquista. Nesse ambiente, Vitor Braga desenvolveu suas habilidades e conhecimentos, tornando-se um profissional qualificado para contribuir com a educação do futuro.
Com o sonho de dar aula na mesma escola onde estudou, Vitor Braga agora busca realizar sua meta. Ele compartilha sua experiência de forma motivacional, ressaltando a importância da perseverança na busca por alcançar os objetivos. Em seu discurso de formatura, “Tinha tudo para dar errado”, Vitor Braga compartilhou sua jornada, destacando as dificuldades enfrentadas e o esforço aplicado. Ao refletir sobre sua trajetória, ele destaca a educação como um elemento-chave para alcançar o sucesso. Além da educação, o contexto do ensino também é fundamental, pois permite o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas necessárias para um futuro profissional mais sólido.
Transformando Vidas: A História de Vitor Braga
Em uma das periferias do Rio de Janeiro, o bairro de Costa Barros, Vitor Braga, de 29 anos, cresceu cercado por desafios, mas sua determinação e paixão pela educação o impulsionaram a superar obstáculos e criar um caminho inovador. Ao contrário de muitos jovens da região, Vitor optou pela rota da educação, decidindo ingressar na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no 1º ano do ensino médio, incentivado pela mãe, que vislumbrava um futuro melhor para ele.
Com o sonho de trabalhar com desenho, Vitor encontrou seu elemento no ensino médio profissionalizante da Faetec, onde se apaixonou pelo desenho técnico. Esse amor por desenho técnico o motivou a se dedicar aos estudos, resultando na formação no curso de Técnico em Eletromecânica da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, na zona oeste do Rio.
A educação foi o catalisador para a transformação de Vitor, que enfrentou desafios desde a infância. Com uma casa simples de madeira, Vitor enfrentava a insegurança das chuvas, que ameaçavam o único abrigo que o jovem tinha. No entanto, o apoio dos professores e da mãe, que valorizava a educação, foi fundamental para Vitor se manter motivado e buscar um futuro melhor.
A mãe de Vitor, entusiasta da educação, incentivou-o a tentar uma prova da Faetec, após a mãe ter insistido que ele fizesse o ensino médio profissionalizante. E Vitor superou a expectativa, passando na prova. O jaleco azul da escola chamava a atenção na favela, onde o jovem encontrava surpresa e admiração. A matéria que mais despertou o interesse de Vitor foi justamente o desenho mecânico, revelando a paixão do jovem pela educação.
A nota excelente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu outras oportunidades para Vitor. Ele ganhou uma bolsa de estudos integral em uma universidade particular, onde cursou Engenharia Mecânica. O ex-aluno da Faetec continua a buscar conhecimento, atualmente fazendo pós-graduação em Gestão de Projetos. Vitor tem um grande sonho: ser professor da Faetec, onde começou a construir seus sonhos.
A Faetec está com inscrições abertas até 17 de novembro, no site da instituição. São 190 vagas para o curso Técnico em Eletromecânica, abertas para quem deseja cursar o ensino médio integrado, bem como para aqueles que já terminaram. As oportunidades estão distribuídas entre as escolas técnicas Visconde Mauá, Helber Vignoli Muniz, Santa Cruz e João Barcelos Martins.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo