Níveis altos de hormônio trazem benefícios à saúde mental, como a sensação de felicidade e amor, liberados naturalmente em grandes afinidades.
Com a capacidade de estimular sensações de bem-estar e fortalecer vínculos interpessoais, a oxicitocina é frequentemente referida como o hormônio do afeto.
Além disso, a oxicitocina desempenha um papel crucial na regulação das emoções e na promoção da empatia, sendo muitas vezes chamada de hormônio da generosidade.
Oxitocina: O Hormônio do Amor e seus Benefícios à Saúde
Quando o nível de oxitocina está alto no organismo, proporciona diversos benefícios à saúde, principalmente mental. A oxitocina é um hormônio diretamente ligado ao bem-estar do paciente e é responsável pela sensação de felicidade, amor, relaxamento e prazer, como explica Silas Soares, médico especialista em saúde integrativa e funcional. Ao ser liberada, automaticamente os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, são diminuídos. Geralmente, essa liberação acontece quando estamos perto de nossos parceiros, de amigos e parentes, ou seja, de pessoas que temos uma grande afinidade.
A Importância da Oxitocina nas Relações Sociais
A falta de oxitocina pode ainda causar mudanças comportamentais, impactando relações sociais. Em conversa com o especialista, a CNN separou sete curiosidades sobre as particularidades do hormônio. Confira! Veja 7 curiosidades sobre a oxitocina, conhecida como hormônio do amor. Não é chamada de hormônio do amor por acaso. Os níveis de oxitocina, segundo o médico, dobram quando nos apaixonamos por alguém. Seu declínio, em contrapartida, acontece quando relacionamentos esfriam ou quando há a separação, provocando os sentimentos de tristeza, depressão e até mesmo de abandono.
Oxitocina: Mais Presente no Corpo Feminino
Apesar de ser um hormônio que está presente no organismo de todos, Silas explica que a oxitocina está muito mais presente no corpo feminino. Sua produção costuma atingir um pico durante a gestação, no trabalho de parto e na amamentação. O hormônio ainda causa o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê. Sua queda pode ainda estar relacionada ao uso contínuo de pílulas anticoncepcionais. O nível de oxitocina no homem é menor porque sua ação, muitas vezes, é bloqueada pela testosterona, um dos principais e mais fortes hormônios masculinos. Porém, quando atinge um alto nível no organismo, a oxitocina é capaz de deixá-los mais amáveis e empáticos.
Oxitocina: Ligação com o Orgasmo e Relações
A oxitocina também está diretamente ligada ao orgasmo. Sua falta provoca uma indisposição sexual entre casais, como explica Silas. Vivemos numa rotina corrida, muitas pessoas chegam em casa exaustas após o trabalho, ainda tendo que cuidar da casa. Esse comportamento pode esfriar uma relação, acaba o carinho, os programas para casais começam a ficar mais escassos, o sexo também diminui, o que faz com que os níveis de oxitocina diminuam no organismo, pontua o médico, enfatizando o impacto nas relações.
Oxitocina: Liberação em Exercícios Físicos
Há diferentes formas de liberar o hormônio, entre elas, a prática regular de exercícios físicos. Praticar exercícios ou outras atividades relacionadas provocam o relaxamento físico e mental, com isso, o estresse e a ansiedade irão diminuir, havendo uma diminuição do nível do cortisol, o hormônio que.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo